segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Testemunho de vida

Olá irmãos!
Graça e paz!

Este testemunho foi escrito pela prima do nosso irmão Ricardo Bastos. Como foi direcionado para o culto dos jovens, não poderia deixar de postá-lo aqui. O tema de nosso culto culto foi "Graça" e essa família compartilhou conosco como foi abençoada pelo Senhor, após passar por imensas dificuldades.


Em 1995 nos mudamos para Campinas. Meu marido entrou de licença como pastor presbiteriano e iria trabalhar como taxista, a fim de prover o nosso sustento. Nossos filhos eram adolescentes e nós contávamos a idade entre 45 e 50 anos. No bom sentido, íamos começar tudo de novo tendo que arcar com despesas como pagar aluguel, plano de saúde, colégio para os filhos, etc... Não havia mais casa pastoral, bolsas de estudo para os filhos e outros benefícios que recebíamos no ministério pastoral. Era um desafio muito grande. Devido à crise da meia-idade meu marido solicitou licença ao Presbitério pelo prazo de 2 anos, a fim de colocar seu ministério com igrejas à prova. Depois de algum tempo, exercendo o ministério corpo a corpo, no dia-a-dia, com passageiros que adentravam o seu veículo, ele percebeu que o seu verdadeiro ministério era esse: taxista a serviço do Senhor. Hoje, depois de 15 anos de trabalho, ele pode testemunhar que Deus o usou para evitar suicídio, aborto e separação, além de tantos outros dramas que ajudou a contornar, oferecendo o livreto Cada Dia, orando com as pessoas e distribuindo versículos bíblicos escritos em pequenas fichas. Lágrimas, sentimentos de perda, frustração, enfermidades, ansiedade e desespero são alguns dos muitos "passageiros" que entravam no seu táxi todos os dias. Mas o Senhor tem dado a Ele palavras de conforto e esperança no Senhor Jesus para compartilhar com todos.

No entanto, essa foi só uma prévia do que realmente passamos com a nossa vinda para Campinas. Aguardávamos nossa mudança chegar, alojados num apartamento sem móveis e sem nenhum conforto, quando a notícia chegou de que o caminhão que trazia a mudança havia se acidentado e não havia sobrado praticamente nada. Todos os móveis e eletrodomésticos haviam se perdido. O caminhão do filho de um vizinho que contratamos para trazer a mudança (não havia seguro) traria somente alguns poucos bens como roupas, livros e utensílios que não haviam sido destruídos. Meu teclado e violão (pois eu lecionava) vieram em outro caminhão que não se acidentou e os documentos vieram conosco.

Quando recebemos a notícia do acidente e que não teríamos como montar nosso apartamento, um sentimento de gratidão invadiu o nosso coração em vez de revolta e desespero. Sabíamos que Deus estava no controle e havia permitido a perda dos bens materiais e não a perda de nossas vidas. Tínhamos chegado sãos e salvos uma semana antes.

Nosso filho quis se revoltar, mas eu pude dizer-lhe que Deus haveria de nos devolver mais do que havíamos perdido. Estávamos nas Mãos Dele e Ele é fiel e justo. Com trabalho árduo, ajuda da família e acima de tudo a direção do Senhor, pudemos recuperar materialmente, em alguns anos, tudo o que havia sido destruído. Sou grata aos familiares que prontamente nos socorreram e ao Colégio Batista de Campinas (hoje extinto) por ter concedido desconto e negociação nas mensalidades para nossos filhos. Mas, o que realmente nos torna gratos é que nossa vida espiritual e familiar tornou-se mais forte e pudemos continuar colocando em prática o que aprendemos na Palavra desde a nossa infância: "Tudo posso n' Aquele que me fortalece." Filipenses 4:13.

O Senhor fez um carinho especial para mim e para minha filha, pois quando soubemos do acidente, eu disse que a única peça que lamentava ter perdido era uma sopeira de cerâmica, presente oferecido pela minha melhor amiga do tempo de Colégio e minha filha lamentou ter perdido a sua televisãozinha preto e branco, o seu xodó. Qual não foi a nossa surpresa quando constatamos que a sopeira estava intacta e a televisão também. Uma sopeira de inox chegou toda retorcida e a televisão em cores estava entre os objetos destruídos.

Naquele ano, lembro-me que havia em algumas regiões do Brasil, muitos flagelados por causa das enchentes, em situação pior do que a nossa. Nós tínhamos um teto, família que nos ajudava e a certeza de que "não haveria prova maior do que poderíamos suportar e que Deus nos proveria livramento." 1ª Coríntios 10:13. Mas o Inimigo, sagaz e "como leão que ruge, procurando alguém para devorar" 1ª Pedro 5:8, não poderia deixar de nos tentar e colocar em dúvida a nossa fé e confiança no Senhor. Havia dias em que eu caminhava pelo centro da cidade, chorando e orando. Minhas lágrimas se misturavam com a chuva intensa, mas era o que eu podia fazer naqueles momentos de tentação, pois no apartamento havia somente colchonetes, uma mesinha de camping, um fogareiro e poucos utensílios. O que sobrou da mudança ainda não tinha chegado, e como meus filhos estavam na escola e meu marido trabalhando 12 horas por dia, eu me sentia muito só. Caminhar, ver pessoas, chorar e orar foi o conforto que o Senhor providenciou até que as coisas começassem a se resolver.

Hoje, 15 anos após tudo ter acontecido, materialmente e profissionalmente estamos bem. Mas muito melhores por podermos dizer que o Senhor é Deus, fiel e verdadeiro e que "Até aqui nos ajudou o Senhor!" 1º Samuel 7:12. Louvado seja o Seu Eterno Nome! Amém!

Um comentário:

Unknown disse...

Maravilhoso,
como é bom ver o cuidado de Deus na horas dificeis da vida !
Obrigado Senhor, TU REINA NOS CÉUS E NA TERRA.